sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Viver com os sogros na mesma casa (India)

Muitas estão se perguntando como é viver com a familia do noivo na India após o casamento. Resolví fazer esta matéria baseada na experiência de algumas amigas que passam por esta situação sem generalizar, englobando tudo de um modo geral.
Viver com a familia do noivo ou da noiva em qualquer lugar do mundo não é fácil para ninguém. Em relação a India, como é um país de muitas tradições e costumes onde os filhos respeitam e obedescem muito seus pais, acaba se tornando muito mais difícel, pois no Brasil geralmente se casam e cada um tem sua própria casa.
Existe vários depoimentos e histórias de brasileiras que odeiam seus sogros, algumas amam e outras apenas suportam, sei de casamentos que terminaram, e um que a brasileira voltou para o Brasil por não suportar a convivência com os sogros , ouve um caso de uma brasileira que bateu na sogra, hoje elas se dão bem mais no início foi difícel. Existe outros fatores, como não se adaptarem a própria india.
No meu caso, meu marido vivia sozinho, sua familia vive em outro estado da India (Bihar). De vez em quando meu sogro vem me visitar, eu sou a nora que ele mais gosta, porém posso observar seu ar autoritário e imaginar que talvez teria problemas se acaso vivessemos juntos, procuro ser sempre amável, gentil e falar o necessário, ficar bem comportadinha na vista dele hehehe. As vezes quando tenho algumas discurssões com meu esposo ele diz que vai telefonar para o pai, isso me irrita profundamente, parece coisa de ciança, imagina se estivesse junto conosco.
Outra coisa é que os sogros geralmente ficam do lado dos filhos, e os filhos dos pais e os filhos tem a obrigação de ajudar a familia se acaso tiverem alguma necessidade.
Assisti um filme indiano da cineasta Deepa Mehta, que relata exatamente isso, e olha que a moça era indiana. Basicamente conta a história de uma moça (sikh) que acaba de se casar nunca havia visto o marido e foi viver no Canada com toda a familia do noivo. A sogra dela faz todo tipo de chantagem emocional, e o rapaz acaba agredindo a moça fisicamente. No fim a moça deixa o marido e retorna para India.

Como todos os filmes de Deepa Mehta, este foi mais um super polêmico, e não agradou o grande público indiano que ficou revoltado. (não me lembro o nome, vou procurar se acaso queiram assistir.)

Âlgumas de vocês conheceram homens indianos divorciados que geralmente põe a culpa na ex mulher, é bom dar uma averiguada na história.
Tenho uma amiga maravilhosa que se casou nos EUA e agora a sogra esta chegando para conhecê-la. Ela esta apavorada. eu disse a ela para ser natural amável e carinhosa, as sogras adoram em qualquer lugar do planeta.
è claro que muitos sogros são maravilhosos e estão sempre prontos a ajudar.
Cada caso é um caso. Meninas não se preocupem, o segredo é amar muito seu marido, a India, respeitar as tradições e os costumes mais é claro, sem deixar que pisem em você pois tudo tem limites, afinal se ele te escolheu deve ceder um pouco e respeitar seu jeito e seus costumes também. colaboração mutua.

Minha amiga jack deu uma forcinha o nome do filme é "Heaven on earth" e faz parte da trilogia de Deepa: Water, Fire e Heaven on earth... (obrigada amiga bjss)

2 comentários:

  1. Aiiiiiiii Monny, sou eu a amiga... hehehe que lindo, muito obrigada, te adoro... quanto ao post, muito informativo, amei... e realmente o filme eh maravilhoso embora nao tenha tido boa recepcao na india, alias Deepa metha nao eh la muito apreciada pelos indianos, o que eh uma pena, adoro ver os filmes dela... esse filme que vc descreveu, o nome eh "Heaven on earth" e faz parte da trilogia de Deepa: Water, Fire e Heaven on earth...
    Bjus amiga e thank u once again

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti esse filme, é emocionante, ele ateia fogo no marido depois de tanto sofrer nas mãos dele, e também me lembra um pouco o livro a Distancia entre nós, de uma escritora indiana, mt famoso e interessantíssimo! vale a pena ler.

    ResponderExcluir