quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Angustia

Este tópico não é para falar sobre religião, e sim para falar as pessoas sobre este mal que esta entre a maioria das pessoas, seja ela vindo por diferentes caminhos.
Quantos (as ) de nós ja não tivemos este sentimento, as vezes sentimos angustia por não ter nada para sentir. Ela vem de todas as formas. pessoas vivem angustiadas por seus filhos ,familiaress, pela universidade, ou a falta de um trabalho etc
Na enciclopédia a definição de angústia:
:Chamamos de angústia a sensação psicológica, caracterizada por "abafamento", insegurança, falta de humor, ressentimento e dor. Na moderna psiquiatria é considerada uma doença que pode produzir problemas psicossomáticos.
A angústia é também uma
emoção que precede algo (um acontecimento,uma ocasião, circunstância), também pode-se chegar a angústia através de lembranças traumáticas que dilaceraram ou fragmentaram o ego. Angústia quando a integridade psíquica está ameaçada, também costuma-se haver angústia em estados paranóicos onde a percepção é redobrada e em casos de ansiedade persecutória. A angústia exerce função crucial na simbolização de perigos reais (situação, circunstância) e imaginários (consequencias temidas).

Na última quarta-feira estive numa palestra sobre angustia com o dr.Cesar Vasconcellos de Sousa. na Comunidade àrabe em São Paulo.
Todos nós sabemos o que é angustia quando sentimos.
e para a cura da Angustia??? issso é o que todos nós gostariamos de ter.
Muitas pessoas inclusive eu, querem o resultado rápido para tudo, para uma dor de cabeça, emagrecer, disturbio do sono, um corpo perfeito etc, corremos para medicina convencional, pílulas, anti depressivos. etc
muitas pessoas perguntaram ao medico , coisas como:Semente de linhaça é bom? proteínas em cápsula? capsula de Omega 3 ajuda?
bem... tudo ajuda porem isso é um complemento depois que sua mente estiver curada, e seu lado espiritual estiver organizado cuidar da sua alimentação, o que você coloca para dentro do seu corpo.
Quando estamos felizes, esta felicidade uma hora vai passar, não se preocupe, se você esta mal, angustiado, este mal também passará.
Independente da sua religião se voce acredita ou não, Deus sempre esta conosco. No passado tive uma grande angustia e eu achava que não iria aguentar que iria sucumbir, mais minha mãe sempre dizia, "Nós não temos a dor a qual não possamos suportar" é fato, esta dor sempre passa. " No limite humano a Divindade atua"
Na lista do CID ( código de enfermidades de medicina , do 9 ao 10) você verá sobre doênças da ansiedade.
Muitas pessoas se sentem angustiadas pois sempre querem ser os melhores, um dia um homem recebeu o oscar de melhor ator, então ele disse. "E agora"?
"Não sedes anciosos"
"Não devemos ficar esperando o tempo todo por afetos e conquistas insaciáveis.
Existe uma proteina que compõe as extruturas básicas do nosso corpo, seu nome é " LAMININ" acredite se quiser ela tem forma de cruz. pois voce querendo, acreditando ou não Deus é o centro,de tudo,. Colosseses 1-16 e 17.





Esta é a célula na sua forma real.

Existe pessoas que precisam se abrir com outras pessoas , elas se sentem mais aliviados na angústia. Todos nós precisamos no abrir e falar sobre os problemas, porém não devermos nos expor, e falar apenas com pessoas confiáveis, sempre colocando limites

Existe uma clínica onde a psicoterapeuta usa seu cachorro para os paciêntes, e a pessoa fala, fala e depois se sente bem. Um homem foi ao consultório de um psicólogo contou toda sua história e ao fim disse , "muito obrigado doutor, o senhor me ajudou muito."
Uma senhora casou-se muito cedo, seu esposo batia muito nela, ela se divorciou e foi morar sozinha com os filhos, um de seus filhos foi baleado na sua frente, esta senhora esta mesmo angustiada. Sobre ela e sobre nós Deus cuidará de toda e qualquer angústia.

Eu aprendi a ouvir mais do que falar, e tenho observado que isso também me ajuda. Adoro escutar as pessoas, tenho paciência, e dar uma palavra amiga, então você percebe o quanto seu problema é pequeno em vista do problema do seu proximo.

Um comentário:

  1. mony, vc disse:"Adoro escutar as pessoas, tenho paciência, e dar uma palavra amiga"
    e eu nao sei disso????
    obrigada pelas horas e horas de conversas e desabafos...
    de coracao...agradeco a Deus por Ele ter me dado a honra de te-la como amiga...
    bjus.........

    ResponderExcluir