domingo, 20 de dezembro de 2009

Casamento CIVIL no BRASIL - Documentos

INFORMACOES PARA QUEM QUER SE CASAR NO BRASIL, COM INDIANO OU NAO.
* Se SOLTEIRO: - certidão de nascimento;- declaração de solteiro;- comprovante de residência;- antecedentes criminais.* Se DIVORCIADO: - certidão de nascimento;- certidão de divórcio, com sentença que comprove a partilha de bens;- comprovante de residência;- antecedentes criminais.* Se VIÚVO:- certidão de nascimento; - certidão de casamento;- certidão de óbito do cônjuge falecido;- comprovante de residência;- antecedentes criminais;- documento comprobatório da realização de inventário (nesse caso, o casamento poderá ser com Comunhão Parcial de Bens... mas caso ele não tenha tal documento, a união terá de ser com Separação Total de Bens).

Observações importantes:* Toda a documentação do seu indiano precisará primeiro ser reconhecida pelo Ministério das Relações Exteriores da India (na Patiala House, em New Delhi), para ter validade no exterior.* Depois disso, todos os documentos dele precisarão ser legalizados na Embaixada/Consulado Brasileiro do país do nubente estrangeiro e traduzidos para o Português por “tradutor público juramentado”.* Pode dar entrada na documentação com xérox das certidões, mas tem q entregar os originais das traduções juramentadas.* Durante a realização da cerimonia é necessário a presença de um tradutor juramentado para fazer a tradução de tudo q estará sendo dito para o noivo e assim ele saber o q estará assinando no final.* É necessário a presença de pelo menos 02 testemunhas na cerimônia.* Os proclamas levam aproximadamente 30 dias para correr. Entretanto, é bom fazer a reserva da data da cerimônia com antecedência mínima de 03 meses para não ter surpresas desagradáveis. Falo isso pq esses dias estive no cartório daqui para proceder ao registro de translado de assento do meu casamento e vi dois casais desesperados ao serem informados q só poderão realizar a cerimônia civil daqui há 03 meses.

COLABOROU MINHA MIGA TECA , NA COMUNIDADE "AMOR INDIANO"

4 comentários:

  1. É mil vezes mais fácil se casar na India do q no Brasil =)

    ResponderExcluir
  2. oi! estou namorando um indiano e ele virá ao Brasil em dezembro desse ano, vamos nos casar aqui, mais queremos morar em kolkata, que é a cidade dele..
    podes me dizer o que fazer, pra tirar esse visto, se preciso ir em brasília pra conseguir ou pela internet da certo??

    ResponderExcluir
  3. Querida Monica, respondi sua duvida na minha ultima postagem, espero ter ajudado, bjss

    ResponderExcluir