quarta-feira, 31 de março de 2010

INDIA X SUJEIRA X HIGIENE X EDUCACAO

Sei que este assunto e polemico, nao e nem questao de amar ou odiar a India, ou ate mesmo querer criticar problemas politicos e sociais, apenas resolvi fazer este post devido a situacoes que tenho presenciado em meu cotidiano, e se vivesse no Brasil, tambem falaria sobre coisas que me desagradam, certamente sao muitas mais nao posso mudar o mundo, porem, comentando aqui serve para que muitos conhecam sobre um pouco da India, lado positivo e negativo.
Quero deixar bem claro que e minha visao pessoal baseada em minhas experiencias.


A sujeira e a higiene

Tudo que comentarei e baseado na regiao que vivo, New Delhi e Gurgaon. Ontem andando pela regiao central de Delhi, ja acostumada a ver lixo por todos os lados, me deparei com uma coisa boa e outra ruim. Algumas pessoas estavam servindo comida de graca para a populacao na rua, essa e a coisa boa, porem, apos comerem, jogavam o lixo no meio da calcada, essa e a coisa ruim. Pude notar a indignacao de alguns turistas que passavam e fotografavam a cena.
E muito comum voce ver lixo pelas ruas, e tambem e comum voce nao achar nenhuma lixeira.
muitos de voces sabem que aqui nao existe coleta de lixo nem sistema de esgoto que corre por valas a ceu aberto. Pela manha um rapaz passa na rua gritando se vc tem lixo , ele pega o que lhe interessa como garrafas plasticas , jornais, assim como no Brasil existe a reciclagem, o restante do lixo e jogado em terrenos da prefeirura ou pelas ruas mesmo. Quase nao chove por aqui, mais quando chove vira um caos, pois vc ve toneladas de lixo boiando sem ter para onde ir. Observo as pessoas cozinhando nas ruas sem qualquer higiene ou mesmo agua para lavar as maos, a mesma mao que te serve e a que ele limpa o nariz , se coca, pega no dinheiro e ajeita sua comida no prato. Muitos turistas que passam por aqui, acham isso uma aventura, e por estarem na India nao veem motivos para nao se arriscarem

Minha amiga Priscila assim que chegou, de cara ja ficou doente, nao parava nada no seu estomago, foi parar no hospital.

Os indianos sao fortes para aguentar umas bacteriazinhas, nos nao temos esta imunidade. Hoje ela ja esta acostumada, o estomago ja aguenta umas comidinhas com umas sujeirinhas hehehehe. E claro que isso nao acontece com todo mundo, varia de pessoa para pessoa, tem gente que vem, come de tudo e em todos os lugares e so tem uma pequena diarreia kkkkk..

Se voce e uma pessoa super sistematica quanto a isso, e acha que nao ira se adaptar, nao venha. Eu era bem fresca e chata, confesso, mais acabei fechando meus olhos para algumas coisas, tipo, meu marido chega em casa para comer , COM AS MAOS, sem lava-las, eu ficava muito nervosa, comecei a ensina-lo sobre nocao de higiene. Claro que nao passei a ser uma porquinha, continuo mantendo meus cuidados higienicos, mais nem sempre e possivel, se vc vai comer fora, tera que se arriscar, eu ja vi cada cozinha onde o alimento do restaurante e preparado que chega a dar medo. Vigilancia Sanitaria? O que e isso? Por isso e sempre bom voce procurar fazer sua propria comida, evitar comer fora.

A educacao.

Falar de educacao engloba -se muitas coisas. A higiene, cuidados pessoais, educacao sanitaria se aprendem nas escolas e dentro de casa, todos nos sabemos disso. Claro que cada familia indiana e de um jeito. Certa vez sai do banheiro e uma mulher indiana me perguntou se estava limpo, eu disse que nao, entao ela nao entrou. isso e RARO.
Sabemos que o Brasil ou em qalquer lugar do mundo tem seus defeitos, mais o nosso amado Brasil e bem limpinho se comparado a India.
Acho que a grande culpa de tudo isso e do governo que nao incentivam as pessoas. Eles sao tao atrasados que acham que se varrerem a calcada estarao descendo de suas castas Aqui todo mundo quer ser patrao, nao gostao de lavar o banheiro, como numa postagem anterior que eu havia comentado ,sao cheios de historinhas para se manterem na sujeira. O proprio Gandhi disse que a India precisa de agua e sabao.
Na tv voce ve varios assuntos, casamento e o numero um, e povo que vive so para casar, as dancas bollywoodianas, novelas, etc. Sem esquecer de mencionar que New Delhi e Gurgaon, nao tem agua, ela vem do Estado do Punjab, mais ninguem se importa, o desperdicio e imenso, eles nao tem nocao disso, nao existe campanha para que o povo aprenda. O pior que ainda falam que a India e a oitava economia do mundo um pais democrata, moderno e globalizado.
Pra mim a India vive no tempo do onca, como diz a minha mae, as pessoas tiram o sarro de voce por qualquer coisinha que seja diferente, as indianas apontam o dedo na sua cara e comecam a dar risadas. Por algumas vezes eu perdi a cabeca e fui tirar satisfacao. e olha que eu procuro andar na minha, discreta e tranquila. se estou a pe, uso um lenco na cabeca.
Nova Delhi e Gurgaon sao cidades modernas, imagina se fosse nos vilarejos.
Concluindo, estou indignada com tanta hipocrisia , sujeira e desperdicio, sem contar a falta de educacao, eles (as) nao respeitam filas, O que e fila indiana?? com certeza nao nasceu aqui.
Ontem no metro, eu estava em pe, morta de cancada, entao desocupou dois lugares na minha frente, e antes que eu me movimentasse para sentar, uma mulher se jogou e me fechou para que a amiga sentasse junto, eu sentei no colo dela e fui abrindo espaco ate que ela se levantasse e me desse o lugar, em outa situacao eu deixaria pra la, pois aqui isso e normal, mais ela chegou a rasgar meu vestido.
Eu so acho que eles deveriam ser mais humildes nas atitudes, sei que e um pais pobre , mais eles vivem se gabando. Ate na escola onde eu estudo, e na faculdade que minha amiga Anna estava estudando, os indianos estao o tempo todo querendo disputar, provar que sao melhores, e quando um professor pergunta algo, eles atropelam quem quer que seja para dizer a resposta,- Eu sei! eu sei! igual criancas. Ela sofreu muitas descriminacoes enquanto esteve la.
Claro que sao pessoas maravilhosas e talvez nem tenham culpa de serem assim. Eles pensam mal de nos brasileiras, acham que andamos peladas ou de biquines 24 horas nas ruas, e que so tem bandido no Rio de Janeiro. Eles dizem que sao um povo selecionado por Deus ( os deuses deles) e que so as mulheres indianas que prestao, Pronto falei...

13 comentários:

  1. Isso mesmo amiga, concordo com tudo que vc disse, principalmente com relação a higiene, e no que diz respeito a cara de pau das indianas, elas são infantis e debochadas, se acham as maiorais, e se fazem de satinhas.....

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, a India que eh divulgada pela midia eh a india "espiritualizada", "terra santa"( holy land), etc, essa india so existe para turismo, a India verdadeira eh o que voce escreveu e muito mais coisas absurdas, realmente como voce disse do " tempo da onca"!!! ou como eu digo " a mente da maioria dos indianos paralisou ha 3000 anos atras"! E as Indianas nao sao nada santinhas, mostram uma coisa mas fazem outras bem ruins!

    ResponderExcluir
  3. oie linda, amo ler seu blog viu, nossa é um horror a índia ser assim,e a mulherada indiana achar que tão com tudoo..haaaaaaaaaaaaaa..com certeza se eu tivesse aí, ia debochar delas tbnm e xingar em portugues..haaaaaaaaaaaaa..(afinal elas não iam enternder nada)boa sorte pra ti aí viu!abala o bangú indianOO =)

    ResponderExcluir
  4. Simone, é muito deprimente saber dessas coisas, mas é unanime, minha irmã de criação trabalha em uma ONG em uma viagem, foi a India (Kolkata), apenas acrescentou mais surpresa e revolta quanto a falta de educação, ela diz: quando são servis e arrogantes, ambos é em extremos, não há meio termo. Concordo quando voce diz que é uma reação de um povo que sofreu e sofre discriminação em demasia, Mas não conheço o suficiente para formar uma opinião mais concreta.
    Eu realmente gostaria de saber como foi a história do vestido rasgado, deve ter sido constrangedor...Voce sentou a mão na cara de alguma indiana? Fiquei indignada...Beijos.

    ResponderExcluir
  5. ADOREI MONY!É ISSO MESMO,A REALIDADE DA ÍNDIA É EXATAMENTE ESTA...VC DESCREVEU MUITO BEM O COMPORTAMENTO DO POVO INDIANO..MUITAS VEZES ELES SE FAZEM DE HUMILDES MAS ELES "SE ACHAM"..É BOM VC MOSTRAR ISSO PARA AS MOCINHAS QUE AINDA ACHAM QUE O SEU BOYFRIEND INDIANO É SINCERO..ELES ADORAM BRINCAR COM AS BRASILEIRAS,MEUS AMIGOS INDIANOS JÁ ME DISSERAM ISSO..ELES MORREM DE RIR COM OS AMIGOS ..

    ResponderExcluir
  6. Oi Mony, é lamentável saber dessas coisas.... eu já estou desistindo da minha viagem pra lá( melhor ir para Europa)...os hábitos estão mais próximos dos nossos...kkk...eu não tolero sujeira, falta de higiene, lixo em todo lugar...meu Deus!! Tocar nos alimentos sem lavar as mãos.. é o fim ( eu sou nojenta)...Está explicado porque a expectativa de vida na India é de apenas 60 anos..( ainda acho muito)..porque se eu pegar uma bactéria destas aí... morro até de diarréia...kkkkk. Estou começando a achar, que viver num barraco de favela no Rio ou em São Paulo ainda é muito melhor...que viver num bairro nobre de uma grande cidade na India....Aqui, qualquer barraco tem saneamento básico, água, energia e banheiro dentro de casa ( e coleta de lixo).. Meu Deus.... Para onde vai o lixo produzido aí por mais de 1 bilhão de pessoas??? Deus precisa pôr a mão nesse país.... O problema é a idolatria dessa gente! Eles não conhecem o Nosso Deus - o Deus VIVO que faz milagre na nossa vida todos os dias... Amiga! eu acho que só um grande amor pode segurar uma brasileira aí...Você é uma guerreira... Porque eu não enfrentaria essas dificuldades todas por nenhum amor...... Beijo! Fique firme!!

    ResponderExcluir
  7. Eu amo seu blog e amo vc !! Concordo... sou sua fã ... MIL BEIJOS

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga, desculpa a demora de vir aqui no seu blog, ultimamente ando tendo certos problemas com a minha net, tem certos sites que não abriam nem com decreto.
    Amei seu post, é lamentavel ver tanto descaso o triste é que não é so a India que sofre com essa sugeira, mas tbm todo o planeta, afinal isso tbm é um meio serio de poluição.
    Espero que um dia eles se toquem e melhorem seus abitos
    Mil beijos e continue postando muiiiiito

    ResponderExcluir
  9. noossa, é tudo isso ai mesmo amiga????!!!
    bom quanto a sujeira eu ja sabia, mas em relaçao a educaçao digamos que eu esteja meio boquiaberta, porque na realidade amiga em primeiro lugar sao seres humanos e o ser humano de várias especies existe em qualquer parte do mundo. Aqui no Brasil viajando e passando por tantos estados como ja passei pude presenciar cada coisa que me envergonha...isso em varios sentidos, falta de educaçao das pessoas, arrogancia, nariz em pé, vulgaridade,baixaria,brigam por qualquer lugar na fila ou por qualquer coisa, e a sujeira??? ah essa é demais, na minha cidade por ex nao me envergonho de deizer, é uma calamidade, as pessoas jogam papel higienico sujo na porta de suas casas e nao se importam mais quando uma boa alma vem e tira dinheiro do bolso e contrata uma maquina patrol para passar na rua e diminuir os buracos, eles fazem a maior confusao dizendo que a poeira está incomodando eles...pode isso? nao tem como definir essas pessoas, é muita ignorancia e falta de informaçao. a água que bebemos é do rio balsas e todos sabem disso e jogam toneladas de lixo e porcarias no pobre do rio, podendo cada um fazer seu lixinho e jogar no devido lugar, entao amiga o ser humano é indecifrável,imprevisível, indomável como muito animal e ao mesmo tempo pode ser a mais amável das criaturas, vai entender né????!!!
    mas em relaçao a india vc que vive ai sabe bem o que está dizendo lógico, mais muitas coisas que os indianos ou outros paises tb pensam de nós brasileiros é pura mentira né,nós sabemos disso!!! o rj por ex tem fama de o pior estado e o mais violento do brasil mais nao é, em termos de marginalidade o pior é o PE onde a pistolagem e matança com arma branca por causa de 10,00 acontece fácil facil, o rio é um lugar lindo, violencia tem dentro da normalidade lógico e o problema maior de lá é outro,o carioca é altamente hostil,frio e mal educado, isso eu pude sentir na pele por varios lugares onde estive nesse feriado da semana santa....e por ai vai amiga, cada um se defende como pode e é muito fácil apontar os defeitos do outro e esquecer os defeitos do nosso pais...rsrs, e se eu for falar dos outros estados eu nem saio daqui hj...kkkkk, bjo carinhoso, continuo ligada no teu blog viu,flor,bjoooo

    ResponderExcluir
  10. Preciso mudar falar com vc sobre um trabalho de faculdade, onde tema é india, será q pode me ajudar
    marcia_crespin@hotmail.com
    orkut: marcia e wagner
    grata desde já

    ResponderExcluir
  11. Legal achar um blog que fala sobre isso. Nada clichê. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  12. Pensei que o Brasil fosse ruim. Ainda continuo achando, mas a india é um caos. Santo Dio!

    ResponderExcluir
  13. É A 1ª VEZ QUE ENTRO NESTE BLOG. O QUE VC TÁ FAZENDO AÍ NA ÍNDIA???NÃO CONSEGUE FAZER SUCESSO AQUI NO BRASIL? VC É BRASILEIRA NÉ?ENTÃO SE O LUGAR É TÃO HORRÍVEL, PORQUE NÃO VOLTA PRA CÁ?NÃO ESTOU DEFENDENDO A ÍNDIA E NEM CRITICANDO VOCÊ, LONGE DISSO, ADOREI O ASSUNTO E TAMBÉM DETESTO PORQUISSE!!!!

    ResponderExcluir