terça-feira, 9 de novembro de 2010

Obama na India

Presidente dos EUA começa visita à Índia dizendo que os dois países estão unidos em defesa da segurança Obama visitou, ao lado de sua mulher o museu dedicado a Mahatma Ghandi
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, discursou neste sábado diante do hotel Taj, em Mumbai (Índia), palco de uma ação terrorista em 2008 que deixou mais de 170 mortos e 300 feridos.
Ele afirmou que sua decisão de começar sua visita oficial à Índia na cidade teve como objetivo enviar uma 'mensagem'. 'Mumbai é o símbolo da incrível energia e otimismo que definem a Índia do século 21', disse o presidente. 'Desde aqueles dias terríveis, dois anos atrás, o Taj tem sido um símbolo de força e resistência do povo indiano.'
'Nós fizemos esta visita aqui para enviar uma mensagem clara de que, na nossa determinação de dar aos nossos povos um futuro de segurança e prosperidade, os Estados Unidos e a Índia estão unidos.'

Obama disse ter visitado, ao lado de primeira-dama, Michelle, um memorial em homenagem às vítimas do atentado de 2008, além de ter se encontrado com sobreviventes e familiares dos mortos. 'Nós nunca esqueceremos as terríveis imagens do 26/11, incluindo as chamas saindo desta hotel que iluminaram o céu durante a noite.'

A viagem de Obama à Ásia tem um forte cunho econômico. Além da Índia, o giro presidencial incluirá Indonésia, Coréia do Sul e Japão, num esforço de fortalecer lações comerciais e aumentar as exportações dos Estados Unidos. Em Seul (Coréia do Sul), o presidente americano participará na próxima semana da reunião de líderes do G20, na qual também estarão o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente eleita Dilma Rousseff.
Antes de viajar, Obama referiu-se à sua intenção de dobrar as exportações americanas à Índia, mercado ainda pouco explorado pelos Estados Unidos, em comparação com regiões como China ou a União Europeia.
O governo indiano disse esperar que a visita melhore ainda mais as relações entre os dois países, em várias áreas. Estão esperados vários anúncios de cooperação entre os dois governos, especialmente em áreas como comércio e segurança.
Barack Obama realiza o giro pela Ásia dias depois de sofrer uma amarga derrota nas eleições parlamentares americanas, em que seu partido, o Democrata, perdeu o controle da Câmara dos Representantes.
Os democratas conseguiram manter o controle do Senado, mas o presidente terá agora de negociar com a oposição republicana a aprovação de medidas no Congresso.

Fonte:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/11/obama-visita-hotel-em-mumbai-e-discursa-contra-o-terrorismo.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário